domingo, 27 de outubro de 2013

AGIR É PREVENIR



Quando uma pessoa está com problemas mentais, se a doença não se manifestar fisicamente não se pode saber do seu desequilíbrio.

O mesmo acontece com uma pessoa desequilibrada emocionalmente, só se sabe se houver uma manifestação física.

O corpo físico é perfeito, mas é nele que se manifestam os desequilíbrios dos outros corpos. Se você cuidar do físico, estará cuidando dos seus corpos: emocional, mental e espiritual.

Existem diferentes níveis de desequilíbrio: cósmico, de nações, de povos, regiões e locais.

Desequilíbrios acontecem numa mesma família de seis filhos, um nasceu doente. Numa gestação de gêmeos, um nasce com problema e o outro não. Como estabelecer esta distinção a não ser por quem anima o corpo?

Você quer se melhorar sobre os outros níveis? Observe tudo àquilo que só você pode fazer por você e ninguém mais.

Quando você precisa da ajuda do outro para se melhorar é porque está muito mal; na criança e no idoso é aceitável, mas não em uma pessoa de posse do livre arbítrio.

Tudo se torna igual, sem exceção, nas necessidades básicas do ser humano. Não importa o status, a riqueza ou o grau intelectual, você precisa tomar banho, beber água e se alimentar.

Tudo o que você é, além disso: inteligente, rico, isso ou aquilo, só se mantém por causa do físico. Não dá para você ser inteligente se não respirar, nem continuar rico, se não beber água. Então, existem algumas condições que nos tornam absolutamente iguais. E não importa se você come caviar ou feijão.

A natureza equacionou, e só lhe restou o poder de escolha.

Um exemplo: todos sabem que se não se cuidar no inverno, pode-se pegar uma gripe. Ter a gripe é passar pela experiência. Saber antes, se prevenir, e não pegar gripe é inteligência. Reagir é ignorância, agir é prevenir. Quem age, age preventivamente. Quem reage está diante da causa.

Estar encarnado no Brasil, país muito novo onde não se tem um histórico de guerras ideológicas do passado é uma oportunidade rara. Aqui não se tem sentimento velado contra outras nações.


Essa é uma oportunidade única do povo, seres novos na compreensão de si mesmos. Os brasileiros não foram educados com os ressentimentos de seus antepassados, embora o mundo tenha um histórico muito triste de guerras. Vocês são os filhos da libertação. Aqui há terra abundante, onde se plantando tudo dá. Passa pelo romântico, mas é real.

Texto extraído do livro: Elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário