domingo, 18 de janeiro de 2015

SER VERDADEIRO




O grande problema do ser humano é querer ser reconhecido e, uma forma contundente deste reconhecimento, chama-se hipocrisia.

Você está sendo falso quando faz um elogio que não é verdadeiro. Agora, se você tem necessidade disso, irá continuar “sem sair do lugar” e vai passar uma vida inteira sofrendo.

Há pessoas que precisam ser reconhecidas no sofrimento; se você elogiar uma pessoa que trabalha muito, admirando sua luta, seu esforço, e ela se sentir bem com o elogio, perde todos os créditos. O ego é terrível.

Na verdade, ninguém tem moral para criticar o outro. O que estabelece a diferença é ser coerente consigo mesmo, com o que você sente. Não quer dizer que você vai sair agredindo e magoando as pessoas, mas seja sincero com o outro, não faça comentário hipócrita.

Se tiver que falar, fale de você e de sua experiência, daquilo que você viveu. Você pode até agredir ou ofender o outro, mas este é seu álibi.

Tendo isso como o alicerce de sua fala, você sai ileso. Para viver bem e conviver, você vivencia um festival de reconhecimento, assim sendo, ninguém cresce.

Você tem a liberdade de pensar o que quiser, essa liberdade é sua. Entretanto você não tem o direito de criticar.

Você está envolvido em situações que só lhe fazem mal, porque você quer o reconhecimento. Observe que o reconhecimento não é da sua família, ela vem sempre de alguém que não conhece os seus defeitos.

Os familiares denunciam os seus defeitos, porque sabem tudo de você e por amor acabam lhe expondo.

São os únicos que lhe fazem crescer porque conhecem a sua história.



Texto extraído do livro: Elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário